quarta-feira, 10 de junho de 2009

Os aliados tomam a ofensiva

O primeiro passo da ofensiva aliada foi dado na Ásia, na Batalha de Midway, quando os japoneses atacaram uma base norte-americana, em junho de 1942.O ataque foi desastroso pra o Japão.
A partir de 1943, os nortes-americanos retomaram aos poucos os territórios ocupados pelos japoneses nas ilhas do Pacífico.Tropas britânicas e norte-americanas iniciaram a expulsão de alemães e italianos do norte da África, o que facilitou a invasão da Itália e a derrubada de Mussolini.No dia 6 de junho de 1944, cerca de 100 mil soldados, com o apoio de 6 mil navios e 5 mil aviões, desembarcaram na costa da Nrmandia, abrindo uma nova frente da guerra no oeste.Os alemães estavam cercados.Enfrentavam a resistência nos países ocupados e lutavam em duas frentes:do leste vinham as tropas soviéticas;do oeste, as tropas das demais forças aliadas.
Aos poucos, os aliados libertaram e ocuparam o lado oeste da Alemanha.Em abril de 1945, os exércitos soviéticos entraram nos subúrbios de Berlim.Hitler e sua companheira Eva Braun (1912-1945) se suicidaram, exxemplo seguido por outros léderes nazistas.
Em 2 de maio, os soviéticos tomaram Berlim e hastearam a bandeira vermelha no alto da torre do Reichstag.Cinco dias depois, a Alemanha se rendia incondicionalmente. Era o fim da guerra na Europa.
No Pacífico, a guerra continuou com a resistência japonesa.No dia 6 de agosto de 1945, a bomba atômica foi lançada sobre a cidade de Hiroshima no Japão.No dia 9, foi a vez de Nagasaki.Diante de uma arma tão devastadora, o governo japonês capitulou.Terminava a Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário